quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Receitas de Bacalhau IV - Prato Principal por Marcos Lelis


Bacalhau em crosta de azeitonas pretas aligot de mandioquinha e molho de morangos

Ingredientes:

Lombo de bacalhau, azeitonas pretas, azeite de oliva, mandioquinha, creme de leite, queijo gruyère, morangos, vinho tinto suave, açúcar refinado, limão siciliano (zester), azeite de azeitonas para finalizar os pratos.

Preparo:

Do bacalhau: primeiro, dessalgue o lombo do bacalhau. Logo após, seque as azeitonas no forno em baixa temperatura por aproximadamente seis horas, liquidifique com azeite em seguida. Depois envolva o lombo do bacalhau no azeite escuro e, em uma frigideira, aqueça-o rapidamente.

Do aligot: asse ou cozinhe (com casca) a mandioquinha. Em seguida, faça um purê e acrescente o queijo gruyère ralado e o creme de leite fresco até dar liga.

Do molho de morangos: primeiro, reduza o vinho à metade, depois corte os morangos em quatro partes, acrescentando-o ao vinho reduzido, fora do fogo, com a panela aquecida. Por fim, acrescente as raspas de limão, adoçando se necessário.

(*) O chèf não forneceu as quantidades, há de se ter sensibilidade, de acordo com o número de pessoas que se sentarão à mesa.

Mais informações sobre o evento: Revista Plano Brasília, em www.planobrasilia.com.br, edição 58, em breve no ar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário