segunda-feira, 25 de maio de 2009

Em nome da tradição, pratos autenticamente japoneses


Você sabia que existe um prato no Japão que é mais popular do que o famoso sashimi? Não? Pois é, no país do sol nascente, em estações de trem, em versões instantâneas e o prato mais pedido pelas crianças, o Curry Rice (foto), não está entre o que participa do imaginário dos brasileiros.

Ele é simplesmente uma explosão de sabor. Por ser picante, exige um paladar apurado, mas é tão saboroso e tão perfumado que encanta. A chèf Alice Yamanishi me contou a história do prato. Ele nasceu na Índia, foi aprimorado pelos ingleses – que acrescentaram leite à receita – e se popularizou no Japão na era Meiji. O avant première se deu no restaurante no Dia das Mães e, a partir de junho, já poderá ser encontrado no Cardápio do Kosui. A base do prato é o arroz japonês e o creme de curry; como acompanhamento, podemos encontrar frutos do mar, filé mignon, frango, ou apenas legumes para os vegetarianos. O Curry Rice é leve e junto a ele encontramos uma saladinha, alho frito, tomatinhos, fukin-tzuke – o picles japonês, ovos de codorna e o Ra-kyo – uma cebolinha em conserva com azeite doce. Tudo isso por R$ 50,00 por pessoa.

Além da estrela do mês de junho, a beleza do Kosui – a Academia de Tênis é realmente encantadora – e a variedade dos pratos, que possuem os mais variados preços, são atrativos imperdíveis. Além da simpatia de Alice... Uma das chèfs do restaurante, especialista em pratos quentes e que pode ser encontrada por lá, todas as noites.

O endereço?

Academia de Tênis de Brasília

Tel: (61) 3316.6900 / 3316.6899

Nenhum comentário:

Postar um comentário